A Fundação Maronita no Mundo

Em 27 de junho de 2006, Vossa Beatitude o cardeal Nasrallah Boutros Sfeir, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente, assinou a declaração patriarcal número 1618/2006 anunciando a fundação da Fundação Maronita no Mundo, cujo objetivo principal é planejar, executar, implementar e “ajudar os maronitas dispersos ao redor do mundo facilitando seus contatos com orgãos governamentais libaneses, em particular o departamento de registros pessoais, e todos os cartórios relacionados a registros libaneses em registros de casamentos, de nascimentos, etc… e na preservação de sua identidade libanesa ”…
Para esse fim, e de acordo com o decreto patriarcal, a Fundação Maronita iniciou seu trabalho operacional em 23 de julho de 2008 para garantir que os maronitas de todo o mundo recebam a devida atenção e assistência no estabelecimento de seu status legal no Líbano. A Fundação Maronita é uma organização sem fins lucrativos cujos fundos derivam das taxas anuais de associação do conselho de administração e de doações.
Decreto do Patriarcado Maronita de Bkerke
“Considerando que a emigração da população libanesa em geral e do povo maronita em particular aumentou notavelmente com o tempo e corre o risco de romper os laços que historicamente ligam o Líbano aos cidadãos que vivem no exterior.
Considerando que a obrigação nacional e o dever da Igreja Matriz exigem a manutenção e o fortalecimento dos laços entre nossos compatriotas e sua terra natal. Ao Líbano, assim como a sua Igreja Maronita, cuja sede patriarcal está localizada no Líbano, tornou-se necessário criar uma Fundação Maronita, cujo objetivo é enfrentar os problemas da emigração.
Considerando que o artigo 5 das estátuas da “Fundação Maronita no Mundo” antecipa a criação de um Conselho de Curadores para essa fundação, em virtude de um procedimento que primeiro decreta a criação da “Fundação Maronita no mundo” ” e, em seguida, a nomeação do seu Conselho de Curadores.
Nos termos deste acordo, pelo presente ato, estabelecemos uma Fundação sob o nome de “Fundação Maronita no Mundo” e designamos Sua Excelência o Sr. Michel Edde como Presidente do Conselho de Curadores por um período de três anos, começando com data do presente decreto. Os nomes do Conselho de Curadores serão designados em um decreto posterior, de acordo com os Estatutos da Fundação. Promulgado em 27 de junho de 2006 de nosso assento em Bkerke. ”
Sua Beatitude Cardeal Nasrallah Boutros SFEIR Patriarca da Antioquia e do Oriente

A Fundação Maronita na Missão Mundial
A missão da Fundação Maronita é colocar a questão dos maronitas em todo o mundo como sua principal prioridade, ajudando-os a preservar sua identidade e cidadania. O objetivo é facilitar o retorno às suas raízes, caso eles se beneficiem dos direitos e privilégios legais que a nacionalidade libanesa lhes oferecem no Líbano.